Results for 'Danilo França Conceição dos Santos'

1000+ found
Order:
  1.  10
    Efeitos da prática de yoga sobre a qualidade de vida de participantes do programa de extensão universitária “yoga: awaken one”.Poliana Coelho Barbosa, Danilo França Conceição dos Santos, Mateus Mota Pereira, Aline de Jesus Santos, Crislane dos Santos de Brito, Djalma Pereira Santana, Lucimara da Cruz Souza, Teresa Maria Bianchini de Quadros & Alex Pinheiro Gordia - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 30 (30):261-274.
    O ingresso na universidade acarreta mudanças na vida dos estudantes universitários, fato que pode levar à adoção de hábitos não saudáveis que podem resultar em impactos negativos na saúde e na qualidade de vida (QV) desses jovens. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos da prática de Yoga na QV de estudantes universitários participantes do programa de extensão universitária intitulado “Yoga: Awaken ONE”. O estudo caracterizou-se como pré-experimental, do tipo antes e depois. Os participantes foram submetidos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  33
    Análise da produção do conhecimento: pesquisa em rede com base no materialismo histórico-dialético.Kátia Oliver Sá, Ivson Conceição Silva & Gilson Trindade dos Santos - 2013 - Filosofia E Educação 5 (2):p - 264.
    Este trabalho é parte de um relatório de investigação que tem oito projetos de pesquisa integrados em rede, atrelados à pesquisa matricial do Grupo LEPEL/FACED/UFBA, que se articula ao grupo PAIDÉIA/FAE/UNICAMP, que coordena uma pesquisa cujas bases têm vinculação e é intitulada: Produção do conhecimento em Educação Física: Impacto do sistema de pós-graduação das regiões sul e sudeste do Brasil na formação e produção de mestres e doutores que atuam nas instituições de ensino superior da região nordeste – EPISTEFNORDESTE. A (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    Reverberações das cartas de alforria nas discriminações étnicas.Júlio César Dos Santos & Aline Souza Da Conceição - 2017 - Odeere 4:124.
    O objetivo do artigo é entender as narrativas nas cartas de alforria, como dinâmicas de produção de sentidos intergeracionais de pessoas em situações de discriminações étnicas. Questionamos os temas nas cartas de alforria que marcam narrativas de discriminação étnica nas ações e atividades atuais. O método de pesquisa foi uma busca documental nos cartórios da cidade por cartas de alforria e inventários de família com declarações de posse de uma pessoa sobre a outra, de 1872 a 1888. Um outro método (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Análise de Necessidade de Formação Contínua para uso de Recursos de Tecnologias Digitais no Ensino da Física.Romualdo José Dos Santos Conceição & Kilwangy Kya Kapitango-A.-Samba - 2021 - Saberes y Prácticas. Revista de Filosofía y Educación 6 (1):1-14.
    Este artigo é resultado da pesquisa que teve como objetivo estudar as percepções dos professores de física na cidade de Vilhena-RO sobre suas necessidades de formação contínua em tecnologias digitais no ensino. O problema de pesquisa consiste em saber quais as percepções dos professores de física, da rede estadual de Rondônia, que atuam na cidade de Vilhena-RO, sobre as necessidades de formação contínua em relação ao uso de recursos de tecnologias digitais salas de aula? Tratou-se de um levantamento com aplicação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Masculinidade, feminilidade E geração.Joanice Santos Conceição - 2012 - Saberes Em Perspectiva 2 (2):53-75.
    Este artigo objetiva ampliar a compreensão do tema masculinidades, feminilidades e geração, no que toca às questões relacionadas as religiões de matriz africana, focando sobremaneira as dimensões performática, secreta, e poder, com vistas no processo de produção de saberes envolvendo normatividades permeadas pelos critérios de sexo, classe e raça. Dois locus nos serviram como terreno para a discussão – a Irmandade da Boa Morte e o Culto de Babá Egun, já que em princípio são espaços de interdições, respectivamente, masculina e (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Self-Compassion and Cultural Values: A Cross-Cultural Study of Self-Compassion Using a Multitrait-Multimethod (MTMM) Analytical Procedure.Jesus Montero-Marin, Willem Kuyken, Catherine Crane, Jenny Gu, Ruth Baer, Aida A. Al-Awamleh, Satoshi Akutsu, Claudio Araya-Véliz, Nima Ghorbani, Zhuo Job Chen, Min-Sun Kim, Michail Mantzios, Danilo N. Rolim dos Santos, Luiz C. Serramo López, Ahmed A. Teleb, P. J. Watson, Ayano Yamaguchi, Eunjoo Yang & Javier García-Campayo - 2018 - Frontiers in Psychology 9.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  27
    Effects of Synergism of Mindfulness Practice Associated With Transcranial Direct-Current Stimulation in Chronic Migraine: Pilot, Randomized, Controlled, Double-Blind Clinical Trial.Luana Dias Santiago Pimenta, Elidianne Layanne Medeiros de Araújo, Joyce Poláine dos Santos Silva, Jamyson Júnior França, Pedro Nascimento Araújo Brito, Ledycnarf Januário de Holanda, Ana Raquel Lindquist, Luiz Carlos Serramo Lopez & Suellen Marinho Andrade - 2021 - Frontiers in Human Neuroscience 15.
    Chronic migraine is a difficult disease to diagnose, and its pathophysiology remains undefined. Its symptoms affect the quality of life and daily living tasks of the affected person, leading to momentary disability. This is a pilot, randomized, controlled, double-blind clinical trial study with female patients between 18 and 65 years old with chronic migraine. The patients underwent twelve mindfulness sessions paired with anodal transcranial direct-current stimulation over the left dorsolateral prefrontal cortex, with current intensity of 2 mA applied for 20 (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  12
    Múltiplas Facetas de Espiritualidade e Religiosidade Na Pandemia da Covid-19 No Brasil.José Aparecido Da Silva, Rosemary Conceição dos Santos, Luis Antonio Monteiro Campos & Raphaela Schiassi Hernandes - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:252-266.
    O presente manuscrito apresenta relações de religiosidade e espiritualidade (R∕E) com diferentes indicadores sociais, educacionais e de saúde durante a Pandemia da COVID-19 no Brasil Particularmente, mostra que R∕E tem efeitos positivos nos indicadores de felicidade, bem-estar subjetivo, percepção de dor e nos diferentes índices de saúde mental. Conclui afirmando que a dimensão religiosidade e espiritualidade tem múltiplas facetas, embora seja ainda negligenciada no ensino e na pesquisa em saúde pública, especialmente em saúde mental.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Sobre a import'ncia e abrangência da análise das proposições condicionais na história da lógica.Eduardo Simões, Vinícius Martins Corrêa & Walter Ribeiro Dos Santos - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):95.
    As proposições condicionais receberam atenção teórica concentrada, embora intermitente, desde a Antiguidade. A atenção durante últimos quarenta anos tem sido intensa. Nesse artigo, apresentaremos os principais desenvolvimentos da análise lógica acerca das proposições condicionais e discutiremos como elas desempenham papel central em muitas teorias filosóficas. Na primeira parte dessas observações introdutórias, mostraremos como os antigos, principalmente as escolas megárica e estoica, envolveram-se com a questão dos condicionais e quão importante isso foi para os posteriores desenvolvimentos da análise lógica dos condicionais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  7
    Teorias Feministas do Direito: Contribuições a uma Visão Crítica do Direito.Marina França Santos - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de reunir as visões críticas do Direito trazidas pelos estudos feministas e refletir sobre as contribuições desses estudos para o pensamento jurídico contemporâneo. Para atingir esse propósito, foi adotada, como referencial teórico, a classificação das correntes teóricas feministas do Direito proposta por Lacey (2004). O trabalho se insere em um esforço ainda minoritário no Brasil, e relativamente recente no estudo da Filosofia do Direito, de inclusão das teorias feministas nos debates filosófico-jurídicos e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  11
    Pós-Graduação e produção científica: a hegemonia da teoria do capital humano e as demandas do setor produtivo.Ivson Conceição Silva, Leidiane Alves De Farias & Willian Santos - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):142.
    O artigo apresenta enquanto objetivo discutir os nexos e as contradições da conjuntura de surgimento e consolidação da pós-graduação brasileira e como a teoria do capital humano apresenta implicações na produção do conhecimento. Para tal, faz uma breve análise da conjuntura de seu surgimento e desenvolvimento, demonstrando as disputas por diferentes setores da burguesia dominante. Aponta como foi estabelecida uma aliança tácita entre a burguesia nacional e o capital internacional para contenção dos ideais marxistas nas universidades, fazendo prevalecer na produção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  32
    A representação de mulheres nos espaços de poder e a standpoint theory: contribuições de uma epistemologia feminista.Marina França Santos - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):904-933.
    O presente trabalho objetiva discutir e analisar criticamente a representação de mulheres nos espaços de poder. O estudo adota como ferramenta analítica a standpoint theory, epistemologia feminista crítica às concepções tradicionais da teoria do conhecimento, e tem por marco teórico as reflexões trazidas pela teoria democrática sobre inclusão social nos espaços de poder.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  7
    Teoria do conhecimento e epistemologia na pesquisa em Educação Física.Gabriel Pereira Paes Neto, Ney Ferreira França & Renan Santos Furtado - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):13.
    Trata-se de estudo bibliográfico pelo qual analisamos a pesquisa na educação física em torno da perspectiva de reaproximação da epistemologia com a teoria do conhecimento. Analisamos que as pesquisas devem pressupor a práxis e a dialética, sendo que à luz destas devem abordar os problemas do conhecimento, da história e da realidade, também pressupondo o materialismo histórico dialético enquanto epistemologia e o socialismo enquanto projeto histórico. A pesquisa em educação física deve reverter o seu circuito de conhecimento, superando os modelos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  41
    Nossa senhora da conceição aparecida: Um sinal de Maria na perspectiva do mistério da igreja.Anderson Adevaldo dos Santos - 2019 - Revista de Teologia 12 (22):19-30.
    The purpose of this communication, written on May 18th, 2018 at the National Shrine of Aparecida, during the XII Mariologycal Congress, is to present a "theological restoration" of the image of Our Lady of the Conception Aparecida, through an ecclesiological perspective, from a symbolic, biblical and pastoral re-reading, of the elements present in the found of its image and the meaning of the image itself, in order to, by its iconography, extract a significant message about the mystery of the Church (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  15
    De inquieto a ateu: ecos de Locke na Enciclopédia.Antônio Carlos dos Santos - 2021 - Discurso 51 (2):135-161.
    O objetivo deste artigo é pensar a imagem do ateu nos verbetes “Ateu” e “Ateísmo” da Enciclopédia e neles traçar a possibilidade de entendermos as marcas do pensamento lockiano. Esses traços são fundamentais para compreendermos a forma pela qual houve uma mudança na imagem do ateu entre os séculos XVII na Inglaterra e o XVIII na França e como essa alteração vai contribuir positivamente para uma melhor acolhida do não crente no ceio da sociedade moderna. Para fornecer maior inteireza (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  13
    A historicidade na leitura colonial dos céus dos Tupinambá no século XVII a partir da perspectiva historiográfica de Ubiratan D’Ambrosio.Deyvid José Souza Santos & Thaís Cyrino De Mello Forato - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 28:124-135.
    Neste trabalho, argumentamos ser a proposta historiográfica de Ubiratan D’Ambrosio (1932-2021), presente em seu Programa Etnomatemática, capaz de nos apoiar nos processos de valorização da historicidade e da diversidade cultural brasileiras. Partindo de uma pesquisa teórica, de abordagem qualitativa e bibliográfica, utilizamos alguns aspectos da perspectiva de D’Ambrosio para fazer o estudo de um episódio histórico do século XVII, baseado na tradução de um livro publicado em 1614 por um missionário francês, que participou do projeto de colonização do Brasil no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  8
    Stirn, François. Compreender aristóteles. Petrópolis: Vozes, 2006. Isbn 85.326.3380-3.Maria Clara Nunes Santos - 2017 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):84-87.
    François Stirn, professor de Filosofia, leciona em Saint-Omer, França. Autor de numerosas obras, entre elas a coleção Les grands penseurs contemporains e em colaboração com Hervé Lautrelle, Lexique de philosophie.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  64
    As Leituras da Filosofia do Direito de G. W. F. Hegel: Entre Hermenêutica e Recepção.Agemir Bavaresco, Danilo Vaz-Curado & Paulo Roberto Konzen - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):83-105.
    O artigo procura apresenta os argumentos centrais das principais correntes interpretativas da Filosofia Política de Hegel na Alemanha, França e no Brasil de forma a avaliar e demonstrar o potencial de diagnose de tal esforço teórico; ao mesmo tempo, objetiva-se demonstrar desde estes autores como uma análise da obra de Filosofia Política de Hegel revela-se atual mediante a articulação de seu sistema como um todo.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  9
    Romarias in lives: ciberdevoções e santuários virtuais em tempo de pandemia.Magno Francisco de Jesus Santos - forthcoming - Horizonte:1305.
    Em 2019 o mundo se viu diante de um cenário desafiador, com a eclosão da pandemia do coronavírus e a implementação de políticas públicas voltadas para a reclusão da população. Diante disso, emergiu uma reorientação da prestação de serviços e das práticas de sociabilidades, inclusive, com forte impacto no âmbito religioso. Este artigo tem como escopo o uso da rede social Facebook no processo de informação e transmissão das celebrações em santuários católicos. Foram analisados os conteúdos de 92 santuários das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  62
    Organizational and Job Resources on Employees’ Job Insecurity During the First Wave of COVID-19: The Mediating Effect of Work Engagement.Joana Vieira dos Santos, Sónia P. Gonçalves, Isabel S. Silva, Ana Veloso, Rita Moura & Catarina Brandão - 2022 - Frontiers in Psychology 12.
    The world of work has been severely affected by the COVID-19 pandemic due to the high instability observed in the labor market, bringing several new challenges for leaders and employees. The present study aims to analyze the role of organizational and job resources in predicting employees’ job insecurity during the first wave of the COVID-19 outbreak, through the mediating role of work engagement. A sample of 207 Portuguese employees participated, of which 64.7% were women. Data was collected using an online (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  21.  8
    Quine E a teoria da verdade deflacionária.Daniel Ramos do Santos - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):01-09.
    O objetivo deste artigo será o de tentar verificar qual a relação de Willard Van Orman Quine com a teoria deflacionária da verdade. Para tanto, começaremos com o exame dos portadores de verdade, com a intenção de saber a opinião de Quine sobre qual, dentre outros, seria o verdadeiro portador ou veículo da verdade, ou seja, saber, segundo Quine, de que dizemos ser verdadeiro ou falso. Reduziremos nosso exame a sentenças e proposições, e uma vez identificado o portador de verdade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  5
    Être soi-même avec les autres: ipséité et altérité chez Heidegger.Reinan Ramos dos Santos - 2023 - Paris: L'Harmattan.
    Comment Martin Heidegger (1889-1976) a-t-il conçu notre relation avec l'altérité? Il s'agit d'abord de retracer l'apparition de cette question chez Heidegger et la manière dont il a pensé le rapport du soi aux autres à travers une analyse de ses cours de jeunesse. À cette époque, il avance une nouvelle conception du phénomène intersubjectif qui rivalise d'inventivité avec celle de Husserl. Pour Heidegger, l'intersubjectivité n'est pas extérieure, mais constitutive des sujets. Le sujet humain n'est plus compris comme une entité close (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  62
    Belief, Knowledge and Understanding.Frederik Moreira-dos-Santos & Charbel N. El-Hani - 2017 - Science & Education 26 (3-4):215-245.
    This article discusses how to deal with the relations between different cultural perspectives in classrooms, based on a proposal for considering understanding and knowledge as goals of science education, inspired by Dewey’s naturalistic humanism. It thus combines educational and philosophical interests. In educational terms, our concerns relate to how science teachers position themselves in multicultural classrooms. In philosophical terms, we are interested in discussing the relations between belief, understanding, and knowledge under the light of Dewey’s philosophy. We present a synthesis (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  24.  14
    Giovanni Pico della Mirandola, Acerca do Ente e do Uno (De Ente et Uno).Leonel Ribeiro dos Santos & Giovanni Pico Della Mirandola - 2022 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 30 (1):91-133.
    We propose here the first translation into Portuguese of Giovanni Pico della Mirandola’s small treatise De Ente et Uno (1491). The translation is preceded by a brief presentation in which the work is contextualized within the scope of the thought of its young author and in the Florentine philosophical environment of the end of the Quattrocento. In the aftermath of the controversies between defenders of Plato and defenders of Aristotle, a quarrel brought by Greek and Byzantine intellectuals into Italy, who (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  7
    Is this a violation? Learning and understanding norm violations in online communities.Thiago Freitas dos Santos, Nardine Osman & Marco Schorlemmer - 2024 - Artificial Intelligence 327 (C):104058.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  12
    Editorial: The Management of Emotions in Sports Organizations.Manuel Alonso Dos Santos, Ferran Calabuig Moreno & Irena Valantine - 2020 - Frontiers in Psychology 11.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  13
    A natureza da força: Notas sobre O texto latino de in physica II, 1, L. 11-14 de filopono.Evaniel Brás dos Santos - 2017 - Philósophos - Revista de Filosofia 22 (2):125.
    Este artigo apresenta uma exegese do In Physica II, 1, l. 11-14 de Filipono, texto no qual o autor expõe uma compreensão da noção de força como formadora e diretiva da totalidade dos corpos na medida em que os mantém no ser, conferindo, portanto, unidade e ordenação ao cosmo. Nesse contexto, é possível sustentar que a força vinculada com a locomoção natural dos corpos simples tomados em conjunto, o cosmo, é uma anima mundi. Para tanto, a noção de vida, também (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  14
    A noção de educação para a mestria filosófica na patrística e escolástica.Evaniel Brás dos Santos - 2018 - Educação E Filosofia 32 (65).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  12
    Enculturation and the historical origins of number words and concepts.César Frederico dos Santos - 2021 - Synthese 199 (3-4):9257-9287.
    In the literature on enculturation—the thesis according to which higher cognitive capacities result from transformations in the brain driven by culture—numerical cognition is often cited as an example. A consequence of the enculturation account for numerical cognition is that individuals cannot acquire numerical competence if a symbolic system for numbers is not available in their cultural environment. This poses a problem for the explanation of the historical origins of numerical concepts and symbols. When a numeral system had not been created (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  30.  62
    Hermeneutics.Fernanda Barbosa dos Santos - 2008 - Proceedings of the Xxii World Congress of Philosophy 35:43-48.
    The article reflects on the symbolic forms of domination developed in the social environment and the real games of power that they are hidden behind the representations in nowadays. It approaches the relation that the medias has in the representation context, being an instrument of domination for the processes ofconstruction of the important meanings for the structure of a society. The study calls the attention for the problematic theoretician presented for the philosopher Pierre Bourdieu, writing on the agent and society, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  16
    Artificial reproduction? Tabita Rezaire’s Sugar Walls Teardom and AI “liveness”.Sara Morais dos Santos Bruss - 2024 - AI and Society 39 (1):1-9.
    Much more than their machinic reality, current iterations of AI rely on imagined divisions of human and non-human properties and skills that have genealogical ties to colonization. For this reason, research efforts have recently been made to historicize these imaginaries, connecting them to colonial ideals that delegate black and brown colonized people into the realm of the non-human. Atanasoski and Vora (Surrogate humanity. Race, robots and the politics of technological futures, Duke, Durham and London, 2019) have called this a “surrogate (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  22
    Memórias de devoção e saberes ancestrais afrodiaspóricos: A Irmandade de São Benedito da Casa Verde, São Paulo.Bruno Garcia dos Santos & Amailton Magno Azevedo - 2018 - Odeere 3 (6):198.
    Mesmo diante do violento processo de desterritorialização vivido pelas inúmeras comunidades africanas no contexto da dominação colonial europeia, práticas e saberes ancestrais foram ressignificados e reelaborados de forma a impregnar o tecido social das culturas negras das Américas. Nesta perspectiva, este artigo insere-se em um conjunto de reflexões que visam exaltar a importância da preservação de memórias afrodiaspóricas no Brasil. Para tanto, particulariza-se um território negro no município de São Paulo, o bairro da Casa Verde na zona norte da cidade. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  16
    Estética orteguiana: raízes kantianas.Maria João dos Santos das Neves - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (34):95.
    Ortega y Gasset enriqueceu os seus estudos na Alemanha entre 1905 e 1908, nas cidades de Leipzig, Berlim e Marburgo, tendo sido aqui discípulo do neokantiano HermannCohen. Tomando essa circunstância como ponto de partida, propõe-se, neste artigo,levar a cabo uma indagação sobre as ideias estéticas de Ortega, contrastando com os fundamentos das fontes kantianas ou neokantianas da sua formação universitária alemã,traçar uma linha que permita demarcar claramente até onde Ortega segue Kant e onde,pelo contrário, o filósofo espanhol trilha o seu (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Los subterráneos del yo: Zambrano/Jung.M. Joao Dos Santos Das Neves - 1999 - Thémata: Revista de Filosofía 22:273-279.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. The cultural turn and the cybernetic turn.Laymert Garcia dos Santos - 2007 - In Boaventura de Sousa Santos (ed.), Another knowledge is possible: beyond northern epistemologies. New York: Verso. pp. 151.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  8
    Editorial – n.71 v.34 - maio/ago. 2020.Vanessa Matos dos Santos - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):479-482.
    Com muito orgulho, apresentamos esta nova edição, de número 71, da Revista Educação e Filosofia. Publicada em meio a um cenário marcado pelas instabilidades, esta edição, composta por 5 artigos que abordam o tema específico do dossiê Fenomenologia e mais 11 artigos nas áreas de Educação e de Filosofia, se coloca como voz de resistência em um contexto pandêmico que alterou não apenas as estruturas da sociedade, mas sobretudo a dimensão dos nossos afetos, nossas formas de sentir e interagir com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  29
    O Idealismo Crítico eo Sistema do Idealismo: um problema sem fundamento?Paulo R. Licht dos Santos - 2007 - Doispontos 4 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  13
    Percurso E reflexo do esquecimento na perspectiva de Paul Ricoeur.Ozeli Oliveira Dos Santos - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (24):39-45.
    O presente texto tem como objetivo trazer para discussão como o processo de esquecimento é refletido no terreno da memória individual e da memória coletiva. Tomamos como base teórica os estudos do filosofo francês Paul Ricoeur, em sua obra “A memória, a história, o esquecimento” edição publicada no Brasil em 2007, especificamente, seu estudo sobre o esquecimento. Neste sentido, buscaremos entender como essas questões se problematizam e quais seus reflexos.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  6
    Justiça e Direito em Arthur Schopenhauer.Bruna Lourenço dos Santos - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1).
    Arthur Schopenhauer, filósofo do século XIX, conhecido como o “filósofo da vontade”, aborda a questão sobre o que é justiça e qual o papel do Estado em alguns parágrafos da sua obra ‘O mundo como vontade e representação’. Ele trata sobre conceitos morais e menciona o direito positivo como regulador da sociedade, mesmo tendo um embasamento no direito natural. O presente artigo pretende evidenciar qual a visão do filósofo sobre o conceito de vontade e como ela influencia diretamente na sua (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  50
    The Real Use of the Understanding and Ontology in Kant’s Inaugural Dissertation.Paulo R. Licht dos Santos - 2013 - In Stefano Bacin, Alfredo Ferrarin, Claudio La Rocca & Margit Ruffing (eds.), Kant und die Philosophie in weltbürgerlicher Absicht. Akten des XI. Internationalen Kant-Kongresses. Boston: de Gruyter. pp. 647-658.
  41.  10
    Cosas recogidas y cosas vistas en la pintura filosófica de la Ciencia Nueva de Vico.Vladimir Chaves dos Santos - forthcoming - Cuadernos Sobre Vico.
    A través del método etimológico de Vico es posible ver relaciones entre un enfoque materialista y los temas de la infancia y el mundo primitivo, lo que implica un interés por cuestiones históricas vinculadas al mundo agrícola y religioso de los orígenes y cuestiones cognitivas vinculadas a las relaciones entre tacto, visión e intelecto. La etimología de cogitare como “recoger” y de intelligere como “leer” proporciona las bases para una teoría de la cognición decididamente aplicada a la Dipintura de la (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  38
    Order and Character.Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho - 2008 - Proceedings of the Xxii World Congress of Philosophy 40:23-29.
    Assuming that Aristotelian ethical thought is specifically related to the problem of stability and permanency of Polis, this paper researches the relationship between the human soul and the ethical-political order. Ethical life is described as an on-going process whereby we learn how to think and desire, due to the experience of each particular situation. Ethics shows the human life as a progressive assimilation of ethical-political order in which one becomes the man one is. But, on the other hand, it also (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  6
    Claude Lefort: da invenção democrática ao empreendimento totalitário.Luciana Rodrigues dos Santos - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    O interesse de Lefort pelos direitos humanos se dá pelo seu significado simbólico e, consequentemente, pela forma como tais direitos se tornaram constitutivos da sociedade política a ponto de serem considerados pilares de sustentação do regime democrático. Ao pensar os direitos a partir de seu caráter simbólico, Lefort compreende a possibilidade das mudanças sociais a partir das reivindicações geradas pela representação social dos diversos modos de existência.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  6
    Um encontro de duas almas.Aryane Raysa Araújo dos Santos - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):29-30.
    Foi em 2009 que tive o primeiro contato com o professor Luizir de Oliveira. Nesse período ele atuava como coordenador do curso de filosofia da Universidade Federal no Piauí, e eu havia ingressado naquele ano para dar início à graduação em filosofia. A primeira impressão que tive foi de uma pessoa muito gentil, organizada, competente e sempre disposta a ajudar. Pude perceber também que ele era muito querido pelos veteranos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  17
    A crítica de Heidegger à estética em A origem da obra de arte.Luan Alves dos Santos Ribeiro - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):301-319.
    The following article aims to present and develop Martin Heidegger's criticism of Aesthetics from the essay The Origin of the Work of Art. For Heideggerian thinking, Aesthetics, as an heir to the metaphysical paradigms, kills what is essential in the art by taking it fundamentally as an object capable of provoking and impacting the sensitivity of the contemplating subject. As will be shown Heidegger traces the origin of such a conception in the first Western philosophical systems with Plato and Aristotle, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  21
    Les Secrets d'un Portrait.Carlos Ary dos Santos - 1985 - Grotiana 6 (1):21-24.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  33
    The Value of Marx, Marx's 'Capital'.Paulo dos Santos - 2007 - Historical Materialism 15 (2):218-232.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  30
    Filosofia africana da educação: por uma cartografia da encruzilhada.Luis Carlos Ferreira dos Santos - 2022 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 43 (126).
    O texto apresenta uma Filosofia Africana da Educação a partir da cartografia da encruzilhada das Filosofias africanas. O tímido diálogo dasfilosofias a partir das experiências africanas na filosofia da educação brasileira se evidencia no combate ao negro-africano no projeto políticobrasileiro. Portanto, problematiza o enclausuramento epistemológico desde a cartografia da encruzilhada na crítica e superação do semiocídiocultural e do epistemicídio, apontando uma descolonização no sentido do educar.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Algumas observações introdutórias sobre o princípio de veritação.César Schirmer dos Santos - 2016 - Principia: An International Journal of Epistemology 20 (2):201-214.
    The truth-making principle is one of the main subjects in contemporary meta- physics, and this paper is an elementar exposition of the main issues of the on-going debate. I will proceed as follows. First, I will expose the basics, including the principle’s range, the main kinds of truth-making, the main interpretations of the principle, and some applications. Second, I will expose some technical issues about ontological commitment, reification, necessity, reality, and truth.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  12
    The Social Epistemology of Experimental Economics.Ana Cordeiro dos Santos - 2009 - Routledge.
    Any experimental field consists of preparing special conditions for examining interesting objects for research. So naturally, the particular ways in which scientists prepare their objects determine the kind and the content of knowledge produced. This book provides a framework for the analysis of experimental practices - the Social Epistemology of Experiment - that incorporates both the ‘material’ and the ‘social’ dimensions of knowledge production. The Social Epistemology of Experiment is applied to experimental economics and in so doing, it introduces the (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000